10 cuidados antes de comprar um imóvel em Porto Alegre

porFabio

10 cuidados antes de comprar um imóvel em Porto Alegre

Conheça detalhes importantes para negociar seu próximo investimento!

A compra de um imóvel é, sem dúvida, um grande passo na vida de muitas pessoas, especialmente aquelas que se sentem seguras com uma casa própria e trazem consigo ao longo de muito tempo este desejo.

Contudo, alguns compradores que fazem esse tipo de negociação pela primeira vez ficam, na maioria das vezes, perdidos em meio a tanta burocracia, confusos quanto a como organizar e encaminhar documentos e certidões.

Algumas imobiliárias em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras oferecem assessoria nesse sentido, buscando oportunizar aos seus clientes toda comodidade possível na hora de adquirir um imóvel.

Contudo, pensando na dúvida da grande maioria das pessoas, apresentamos neste post alguns cuidados essenciais para que a hora da compra do seu imóvel não se transforme numa grande dor de cabeça, mas seja um momento prazeroso, onde a única preocupação seja fazer as malas e contratar um caminhão de mudanças e, também no futuro, não tenha que se incomodar com surpresas indesejadas! Acompanhe!

1) Escolha um bom corretor de imóveis ou imobiliária

Escolha um bom corretor de imóveis ou imobiliária

Este quesito é essencial: busque assessoria com uma pessoa ou empresa que lhe transmita confiabilidade. Pegue indicações com conhecidos, amigos, familiares.

Neste processo, esteja atento ao modo como é atendido, às perspectivas de encontrar seu imóvel e, especialmente, se o profissional contratado para lhe ajudar a comprar um imóvel conhece as regiões da cidade que são do seu interesse.

Esta atitude o ajudará a ter mais assertividade na hora da compra e, especialmente, o ajudará a não perder tempo visitando imóveis que não se adequem ao seu perfil.

2) Tenha em mente seu potencial financeiro

Tenha em mente seu potencial financeiro

Evite fazer grandes dívidas. Às vezes, vale mais à pena iniciar com um imóvel de menor valor de mercado para, num momento oportuno, fazer um upgrade para algo melhor.

O ideal é não queimar todas as suas economias nesse sentido e, de uma forma geral, fazer uma programação financeira adequada, contemplando seus gastos e entradas.

Assim, você poderá entender o que vale à pena gastar no dado momento de sua vida.

3) Estude a localização desejada

Neste critério vale a pena pensar em todos os elementos, como acesso, comércio próximo, além de recursos que o bairro ou comunidade oferece: supermercado, posto de saúde, hospital, escolas, padarias, serviços bancários. Ou seja: verifique o quanto de praticidade a localização escolhida irá lhe oportunizar.

Verifique o tempo de deslocamento até seu local de trabalho, escola dos filhos, aeroporto. Faça uma relação com custos de combustível e tempo destinado aos maiores trajetos que realizará ao longo dos dias ou mês.

Assim, poderá ter clareza se a localização desejada é a ideal para que você tenha qualidade de vida.

4) Priorize as prioridades de sua família

Priorize as prioridades de sua família

Se você é solteiro, mas pensa em ter uma família – ou se já a tem – um item importante é verificar comodidades que agreguem valor ao imóvel escolhido.

Um dado importante é verificar a possibilidade de um local de lazer próximo ao imóvel, proximidade de berçários ou escolas e, também, de serviços de comércio.

Condomínios com parquinho, piscina, brinquedoteca, salão de festas e outras comodidades serão sempre bem-vindos, uma vez que poderão dar conforto à sua família na hora de receber convidados.

5) Solicite certidões negativas do vendedor

Depois de escolhida a casa para morar, a vontade é já sair assinando o contrato e pegar a chave para curtir logo seu novo lar, não é? Antes, deve-se observar a índole do seu vendedor, por assim dizer.

Para isso, tirar certidões negativas do vendedor é providencial. Abaixo alguns exemplos de certidões negativas: Cartório de Protesto; Ações Cíveis; Falência e concordata; Justiça do Trabalho; CND/INSS (débitos); Executivos fiscais, municipais e estaduais; Justiça Federal.

6) Consulte toda a documentação do imóvel

documentação do imóvel

Do mesmo modo que o vendedor deve provar que é capaz de vender o imóvel sem problemas, o imóvel em si precisa ser apto para ser vendido.

Alguns dos documentos do imóvel que precisam ser checados antes da firmação do contrato de compra e venda incluem a Certidão negativa de ônus reais (comprovando que o imóvel está livre de dívidas) e Certidão negativa de IPTU. Fique sempre atento a isso!

7) Esteja em dia com sua documentação

Você também deve checar suas certidões negativas, e em caso de financiamento de imóveis à venda em Porto Alegre, atente-se em observar todos os requisitos. Uma alternativa para abater valores e não onerar suas economias é sacar o FGTS, se você for um trabalhador registrado em carteira.

No site da Caixa Econômica você poderá encontrar a lista dos documentos necessários para fazer seu financiamento. Além disso, esteja com seu Imposto de Renda em dia, tenha CPF atualizado e, principalmente, certifique-se de estar com seu nome limpo.

8) Leia atentamente o contrato de compra e venda

contrato de compra e venda

É importante elaborar um contrato de compra e venda sob a tutela de um advogado especialista. Dessa maneira podem ser observados os riscos, os documentos apresentados e as partes envolvidas. Solicite ao corretor ou à imobiliária de sua confiança, a indicação de um profissional qualificado.

9) Esteja atento ao registro do contrato de compra e venda

O contrato de Compra e Venda é essencial para comprar um imóvel. Nele, estão descritos as intenções e os direitos e deveres de ambas as partes. Porém, de acordo com as leis brasileiras, a propriedade só se transfere para você após o registro do documento em cartório.

Na maioria dos cartórios brasileiros, é possível pagar 30% do valor final do registro da escritura no registro do compromisso de compra e venda do imóvel.

O restante pode-se pagar no registro da escritura em si. Consulte sua imobiliária ou corretor de imóveis para saber detalhes sobre esse tipo de transação, especialmente se estiver avançado na escolha de apartamentos à venda em Porto Alegre e tenha a intenção de comprar algum deles a curto prazo.

Conhecer bem este procedimento lhe dará mais segurança para o momento de fazer a transferência bancária, especialmente porque a compra de um bem como um imóvel dispensa um investimento financeiro considerável.

10) Verifique as regras do condomínio

Verifique as regras do condomínio

Ao chegar a hora de fazer sua mudança, fique atento às regras para horário com mudanças ou reformas, além de saber as diretrizes para receber fornecedores ou realizar alguma obra que faça barulho no caso de ter optado por um condomínio.

Esteja atento às regras de boa convivência e, sobretudo, busque conviver com harmonia com prestadores de serviço e vizinhos, quem sabe convidando-os para interagir ao pôr-do-sol apreciando uma boa conversa acompanhada de um bom chimarrão!

Agora que você conheceu algumas dicas para comprar um imóvel em Porto Alegre, fique atento às nossas postagens. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Sobre o Autor

Fabio administrator

Deixe uma resposta